quarta-feira, 16 de maio de 2012

Empecilhos à Revitalização

A partir do texto de Isaías 58 podemos "enxergar" uma abordagem sobre a necessidade de haver uma revitalização em meio ao povo de Deus. Isaías denuncia o pecado do povo e o convida a se voltar para o Senhor numa atitude renovada diante dele. Também anuncia a renovação experimentada por aqueles que esperam no Senhor. Estas palavras de Isaías são práticas e tem muito a ver como o povo de Deus também de hoje. Assim, baseados em Is 58, é possível constatar algumas experiências vivenciadas pela Igreja de hoje que acabam se transformando em verdadeiros empecilhos à revitalização da Igreja.

1. RELIGIÃO VOLTADA PARA A SATISFAÇÃO PESSOAL - A Igreja de hoje tem vivido este sério problema. Uma religião cada vez mais transformada em espetáculo para AGRADAR as pessoas. Assim, a RELIGIÃO acaba se transformando num fim em si mesmo.

2. RELIGIÃO CENTRADA NO RITUALISMO - O ritualismo é uma realidade na Igreja de hoje: Tanto por parte dos TRADICIONALISTAS, que confundem formalismo religioso com espiritualidade, quanto dos que buscam as NOVIDADES, que usam e abusam dos ritos, fazendo deles uma prática nada diferente daquelas encontradas no paganismo, como por exemplo: A ROSA UNGIDA, o SAQUINHO DE CIMENTO UNGIDO, o SAL ABENÇOADO, a TOALHINHA, O CULTO DA NOVIDADE e etc.

3. RELIGIÃO CONIVENTE COM A INJUSTIÇA SOCIAL - Religião conivente com injustiças sociais não tem como celebrar a vida, pois a injustiça mata. O evangelho de Cristo, caracterizado peloa unção so Espírito, tem compromisso com a libertação integral do indivíduo.

É necessário fazermos a nossa parte para que possamos alcançar a REVITALIZAÇÃO. O culto deve ser prestado a Deus com sinceridade de coração e mente. O culto é para Deus. Chega de RELIGIÃO para impressionar as pessoas. Precisamos oferecer ao Senhor a verdadeira adoração. Para isso, a Igreja do Senhor precisa deixar de lado o culto onde se busque a satisfação pessoal, o ritualismo e praticas a justiça social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário