terça-feira, 7 de agosto de 2012

Árvores Cortadas e Árvores Arrancadas

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo sendo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos (frutos). Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova. O homem, porém, morre e fica prostrado; expira o homem e onde está? Como as águas do lago se evaporam, e o rio se esgota e seca, assim o homem se deita e não se levanta; enquanto existirem os céus não acordará, nem será despertado do seu sono" (Jó 14.7-12 - ARA).





Cuidado! Não se engane:








1) Árvore "cortada": Renasce, dá frutos e perpetua a espécie. Árvore "arrancada": Dá fungos, apodrece e se acaba.
Há muita confusão em Jó 14.7. É necessária muita atenção para o fato de que a árvore mencionada, no Livro de Jó, não foi arrancada; ela foi cortada, ficando apenas o tronco. Entretanto, mesmo passando muito tempo (envelhecendo), aquele "toco de árvore" (tronco) estando ligado ao solo pela raiz, voltará à vida quando a terra for novamente "regada". Ao contrário, a árvore "arrancada" (retirada pela raiz do contato com o solo) jamais tornará a rejuvenescer seus ramos e folhas; pois, não mais conseguirá se alimentar e, por isso, morrerá.

2) O Homem é a Árvore, Jesus é a Raiz e Deus é o Solo.
O autor do Livro de Jó se utiliza de uma parábola para fazer esta demonstração. Ao se referir à revitalização da árvore que volta a frutificar mesmo após ser cortada Jó mostra que cria na esperança da ressurreição e numa vida futura melhor. Em Jó 14.14,15 se observa a “esperança de vida” de Jó: “Morrendo o homem. Porventura tornará a viver? Todos os dias de minha vida eu esperaria, até que fosse substituído (ressuscitado). Chamar-me-ias, e eu te responderia...”. Assim como a árvore precisa estar ligada ao solo pela raiz, o homem só pode estar ligado a Deus através de Jesus Cristo. A Bíblia ensina que "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm 3.23), e que "assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Rm 5.12).

3) Ligado a Deus, o Homem viverá.
Jó questiona e ele mesmo responde: "Quem da imundícia poderá tirar coisa pura? Ninguém" (14.4). Paulo escrevendo aos cristãos de Roma ensina que somos “justificados mediante a fé, por meio de Jesus Cristo. Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios” (Rm 5.1,6). Somente através de Jesus Cristo o homem é “ligado” a Deus: “Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornaram justos” (Rm 5.19). É por isso que o apóstolo Paulo afirma que “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8.1).

Conclusão:
O homem foi criado para ser como a árvore que está ligada ao solo pela raiz e não para ser tronco “jogado” num chão qualquer. Ligado em Deus, através de Jesus Cristo o homem viverá uma vida frutífera e que se renova a cada dia. E, mesmo se retirados todos os seus galhos, restando apenas o tronco, se permanecer ligado a Deus pela raiz que é Jesus Cristo, será revitalizado e voltará à vida de frutificação.

Permita-nos Deus que esta palavra faça sentido em nossas vidas.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostaria de agradecer a palavra, bem como o ensinamento desta! Estava há pouco meditando quando me veio a necessidade de buscar a Deus, de repente me deparo com o que aqui li... Confesso, estava precisando! Grata!

    ResponderExcluir